Marinheiros de primeira leitura.
Sandra Nitrini
(Marinheiros de Primeira Leitura. RIBAS, Elisabete Marin; MOURA, Fabíola; GOUVÊA, Rodrigo Leite; SANTOS, Rosângela Felício e RASTELLI, Solange Regina. São Paulo. Hucitec:2004.)
 
   Neste volume alunos do curso noturno de letras da Universidade de São Paulo (USP) analisam e interpretam três contos de Os Gestos (1955) e alguns aspectos do romance Avalovara (1973), de Osman Lins. Seus textos compõem um recorte coeso da obra do autor pernambucano, apesar da quintúpla autoria e do enfoque simultâneo de livros distantes no tempo e díspares no envolvimento com a mimese. Chamou-me a atenção a liga que suas leituras conseguiram estabelecer de modo harmonioso, entre obras que suscitaram reação tão diferentes, quando foram publicadas. Os Gestos, premiado e aplaudido de modo quase unânime. Avalovara, o mais polêmico de todos os livros os livros de Osman Lins, recebeu críticas contundentes e elogios calorosos.

   Linguagem poética, arte de narrar e temas fundamentais da ficção osmaniana (sólida, passagem do tempo, opressão, injustiça, traição, erotismo, busca de completude) são tratados com minúcia e sensibilidade, a partir de um eixo comum: a relação amorosa, desde a desgastada até aquela imersa na paixão. Na leitura de Avalovara, registram-se também outras articulações significativas.

   Este livro é o resultado de um projeto de iniciação Cientifica, ligado a uma das linhas de pesquisa do Departamento de Teoria Literária e literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, letras e Ciências Humanas da USP, consagrada aos estudos da obra de Osman Lins.

   Sua publicação foi incentivada com o propósito de se externar uma homenagem ao escritor que completaria 80 anos a 5 de julho de 2004.